top of page

Os Mandamentos da Comunicação Eficaz

Atualizado: 20 de jan. de 2023



Os avanços das tecnologias da informação, que ocorrem por sinal a todo momento, sem dúvida alguma têm feito os profissionais da comunicação, sejam jornalistas, publicitários, marketers, designers, e outros, a permanecerem em constante estado de formação e atualização.

A palavra de ordem é a convergência entre os meios de comunicação e mídia. Mais interligados e dependentes do que nunca. Justamente por convergirem, andarem juntas, escolher o tipo de linguagem certo está cada vez mais desafiador.

Para auxiliar, a equipe M4 elencou 10 mandamentos para uma boa comunicação:

1º Mandamento: TENHA BOM SENSO

Assim como um imenso armário, essa é nossa língua. Neste armário há diversos tipos de roupas para diferentes ocasiões. Como escolher a roupa certa para cada situação? Ir a praia é prudente usar sunga e biquíni. Uma noite de gala um back tie. Um passeio ao shopping um esportivo cabe. Imagine estar em uma formatura com trajes praianas? Igualmente, são as pessoas que utilizam linguagem inadequada para determinado tipo de mídia. Haverá ruído nesta comunicação.

Usar a linguagem dos apps de bate-papo em um texto científico não produzirá bons frutos. Da mesma forma, um telejornal em horário nobre, transmitir uma notícia com linguagem poética pode não ter sucesso. Não estamos dizendo que há certo ou errado. E sim, desenvolver feeling de usar a linguagem certa para cada ocasião. Ter discernimento entre o adequado e inadequado.

Ou ainda, pode haver aquelas pessoas que insistem em linguagens antigas, ultrapassadas em determinadas mídias. Nestes casos, podemos comparar com aqueles indivíduos que escolhem trajes sociais para um Oscar por exemplo, mas, um traje social dos anos 60 em pleno século XXI. Não vai rolar!

Não utilizar a comunicação correta significa a exclusão. Ou, como o termo da moda, o cancelamento.

2º Mandamento: CLAREZA

Montaigne, filósofo renascentista, escritor erudito francês, humanista e cético, considerado pai do estilo literário ensaístico, há 400 anos, disse que o estilo é composto de três virtudes. A primeira: a clareza. A segunda: clareza. A terceira: clareza. Com clareza, o público-alvo entenderá a mensagem sem distorções.

Íñigo Dominguez, jornalista espanhol, afirmou certa vez: "uma frase jornalística tem de estar construída de tal forma que não só se entenda bem, mas que não se possa entender de outra forma".

3º Mandamento: PRECISÃO

A precisão deve ser muito íntima das palavras certas. Assim como em um relacionamento para criar uma intimidade, seja com um(a) cônjuge, ou um(a) amigo(a), exige dedicação e trabalho, atenção, paciência e pesquisa.

No caso das palavras certas, a dica é a pesquisa de dicionários, textos de especialistas da área tema e ler muito, muito mesmo. Essas tarefas devem ser constantes no dia a dia de um profissional da comunicação.

Um exemplo de erro clássico de precisão: os deputados vetaram um projeto. Errado. Quem veta é o presidente da República. A Câmara rejeita.

4º Mandamento: SEJA NATURAL

Sabe aquela conversa gostosa com um amigo de todas as horas, ou com alguém muito querido que há tempos não encontramos? Pois é! Assim deve ser nosso texto. É como se estivéssemos com nosso leitor, ouvinte, telespectador ou internauta à nossa frente. Uma dica dos especialistas é fazer pausas e perguntas diretas. Humanize seu texto. O público-alvo é de carne e osso.

5º Mandamento: FACILIDADE

A velocidade do nosso mundo é algo impressionante. Mal comemos o peru de Natal, já chegou novamente a época de irmos ao mercado e comprá-lo novamente. Este ritmo frenético, exigem dos comunicadores de plantão mensagens curtas e prazerosas. Rapidez, fidelizará seu público.

Utilize palavras fáceis. As longas e pomposas são vistas pela maioria de forma negativa. No passado, falar difícil e extensamente era mostrar autoridade. Os tempos mudaram. Conteúdo bom deve ser rápido e com qualidade. Vinícius de Moraes dizia: "Uma frase longa, nada mais é do que duas curtas."

6º Mandamento: LEVEZA

Cansar seu público é perda de engajamento na certa. Caso seu público necessite de dicionário do lado, ou voltar atrás para tentar entender a mensagem você estará em um sério problema. Respeite seu tempo, ouvidos e bom gosto. Colocações refinadas hoje são colações simples, claras e leves.

7º Mandamento: RESPEITO

A maioria do público não gosta de conteúdo obsceno, expressões de baixo escalão e até dos palavrões. Só utilize em ocasiões ímpares, pois também, ninguém é santo e abaixo o falso moralismo, rs. Em caso de escrita de termos não politicamente corretas, evitar escrevê-las por extenso. Por exemplo, fdp, filho da.... mas é bom evitar.

8º Mandamento: SURPREENDA-ME!

É o que o consumidor de conteúdo, seja jornalístico, entreterimento, ou qualquer outra forma mais deseja.

Quem não gosta de ser surpreendido? A atenção e a curiosidade são ótimas técnicas de atração, fidelização e educação aplicadas como diretrizes básicas dos trabalhos da M4. Originalidade! Nova ótica do mesmo assunto!

Pela rede, vê-se muita cópia e transformação. Aqui na M4 somos totalmente contra! Ninguém gosta aqui de works sob rótulo "carne de vaca".

Com pouco tempo de navegação, é notório que a maior parte do conteúdos digitais parecem iguais. Podemos compará-los com prateleiras da mercearia da esquina cheia de produtos vencidos, ou ainda, todos iguais, mudando uma cor ali, uma cor aqui. Muitos por sinal, são cópias idênticas. Isso passa a impressão de profissional acomodado e preguiçoso.

9º Mandamento: SEJA DINÂMICO

Já ouviu o velho jargão "água parada apodrece"? E mais! Tem cheiro ruim, espanta as pessoas próximas e afasta os que estavam a caminho. Água corrente demonstra movimento, ação e movimento mostra vida! Na comunicação e suas mais variadas formas de de linguagem também é assim. Caso o conteúdo seja parado, não terá interatividade e tampouco engajamento.

Dad Squarisi, jornalista e docente consagrada, sempre citou em suas palestras, livros e treinamentos que devemos ir direto ao ponto. Segundo ela: "Abuse de verbos e substantivos concretos. Prefira a voz ativa. Fuja de adjetivos e advérbios. Evite palavras longas e pomposas. Opine. Não ache".

10º Mandamento: GENTILEZA

O ser humano é conduzido por símbolos. As palavras, sinais são carregadas de ideologia e valores. Evitem símbolos preconceituosos. Exemplo: cor, idade, peso, altura, origem, condição social e preferências sexuais.

Inicie tudo pelo mais importante. Com frases ou expressões de impacto! Isso estimulará o receptor a percorrer todo conteúdo e ainda interagir. E como grande prêmio, por ir até o final do seu conteúdo, é essencial fechar com um verdadeiro prêmio, por ele ter sido fiel, com um conteúdo tão marcante quanto o começo.

Na comunicação sem dúvida alguma a primeira impressão é fundamental, mas, a última impressão é a que fica.

Em breve, novas dicas da M4!

M4

Procuramos Utilizar estes 10 mandamentos em toda execução do planejamento estratégico das nossas assessorias de imprensa, comunicação e marketing. Para mais informações sobre nossos serviços nos chame pelo ícone do WhatsApp na página, ou clique aqui.



bottom of page